As Formas da Paisagem
Com a presença de:
Eduardo Costa Pinto e Frederico Vital Soares, do Atelier GETOUT e da Associação Cultural Casa de Albarraque;
Miguel Rodrigues, director artístico do projecto A Paisagem em Construção”;
Rui Serrano, Ordem dos Arquitectos, Santarém;
22 de Fevereiro // 17.30H // Entrada livre
Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, CEFT – Casa dos Cubos
Programa:
16.30h, Apresentação do documentário "Jardim Portugal dos Pequenitos - Um Parque de Arquitetura Revisitado", pelos arquitetos Eduardo Costa Pinto e Frederico Vital Soares, do Atelier GETOUT e da Associação Cultural Casa de Albarraque;
16.45h, Projecção dos quatro primeiros episódios: “Pavilhão de Portugal”, por Álvaro Siza Vieira; “Casa das Histórias Paula Rego”, por Eduardo Souto Moura; “Casa da Música”, por OMA (Rem Koolhaas+Ellen van Loon) e Nuno Rosado (ADAPT Arquitetos); “Bar À Margem”, por João Pedro Falcão de Campos.
17.45h, “Conversa” sobre paisagem e suas formas, com incidência no território da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, CIMMT, com Eduardo Costa Pinto e Frederico Vital Soares, do Atelier GETOUT e da Associação Cultural Casa de Albarraque, Rui Serrano, Ordem dos Arquitectos, Santarém, e mediação de Miguel Rodrigues, director artístico do projecto “A Paisagem em Construção”;
Descrição:
A construção da imagem da paisagem não se resume à fotografia. Há uma imagem primeira que se desenha no próprio espaço: a arquitetura e a arquitetura paisagística.
Nesta segunda sessão pública no âmbito do projeto “A Paisagem em Construção”, uma iniciativa da Paisagem Adjacente - Associação Cultural, apoiada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, queremos abordar as várias camadas de construção da paisagem, tanto na ideia mais simples da representação da natureza como da forma humana de relação com o espaço, através das várias camadas que ao longo do tempo se inscrevem e erodem.
Para esse efeito, convidámos os arquitetos paisagistas Eduardo Costa Pinto e Frederico Vital Soares, do Atelier GETOUT e da Associação Cultural Casa de Albarraque, para a apresentação dos primeiros quatro episódios do documentário "Jardim Portugal dos Pequenitos - Um Parque de Arquitetura Revisitado", uma coprodução entre a Associação Cultural Casa de Albarraque e a Fundação Bissaya Barreto,com apoio da Direção Geral das Artes. Este documentário de sete episódios - os outros quatro serão aqui apresentados numa data posterior - foi produzido pela Associação Casa de Albarraque para acompanhar a adaptação de um conjunto de obras recentes de referência da arquitetura em Portugal para serem integradas no Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, um projeto atualmente em construção cujo enquadramento paisagístico ficou a cargo do Atelier GETOUT. Cada um dos episódios será dedicado a uma obra. Nestes primeiros quatro, serão abordadas as obras: “Pavilhão de Portugal”, por Álvaro Siza Vieira; “Casa das Histórias Paula Rego”, por Eduardo Souto Moura; “Casa da Música”, por OMA (Rem Koolhaas+Ellen van Loon) e Nuno Rosado (ADAPT Arquitetos); “Bar À Margem”, por João Pedro Falcão de Campos.
A própria natureza do Portugal dos Pequenitos servirá de base para uma conversa que irá da imagem geral do país para a região do Médio Tejo, alimentada pela experiência destes dois arquitetos com a região, fruto de trabalhos ali recentemente desenvolvidos, e do terceiro convidado desta conversa, Rui Serrano, que para além da experiência como arquiteto, conhece a região a partir dos cargos de gestão política e empresarial com que serviu a região. A conversa será moderada pelo diretor artístico do Projeto “A Paisagem em Construção”, Miguel Rodrigues.
Organização:
Paisagem Adjacente - associação cultural, Projecto Paisagem em Construção
Apoio:
Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, CIMMT
Parceiros:
Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, CEFT - Casa dos Cubos, CMT/IPT
Museu da Paisagem, IP Lisboa/FCT
Rede de Museus do Médio Tejo, RMMT
Notas Biográficas
Eduardo Costa Pinto Lisboa, 1981
Iniciou os seus estudos superiores em Engenharia do Ambiente, pela Universidade Técnica de Lisboa. É licenciado em Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia – Universidade de Lisboa. Desde 2007, trabalhou em vários ateliers de Arquitetura e Arquitetura Paisagista em Portugal e em Itália, designadamente, Margem - Arquitetura Paisagista, D-RECTA Urban Managment, Promontorio Arquitetos, PROAP Italia, e Campos Costa Arquitetos, destacando-se a participação em vários projetos de planeamento urbano, entre os quais: Antwerp Quays Waterfront (Bélgica), Forte Fenestrelle (Itália), Capela de Nossa Senhora da Penha (Macau, China), Espaço Intramuros do Castelo e Frente Ribeirinha de Alcácer do Sal (Portugal). Desde 2016, com Frederico Vital Soares e o atelier GETOUT Arquitetura Paisagista, desenvolve estudos e projetos de arquitetura paisagista, destacando-se os projetos: Estádio Municipal de Loulé, Jardim Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, ou Quinta do Zero, no Cercal (Alentejo). Paralelamente, é autor/ coautor dos seguintes projetos artísticos/ de investigação: - projeto "Sete Círculos/ Seven Circles", financiado pela Direção-Geral das Artes do Ministério da Cultura e Fundação Millennium BCP; - projeto "N2 - O Mapeamento da Infraestrutura da Paisagem", financiado pela Fundação Millennium BCP e com o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa; - ou o programa "Árvores sem Raízes", para a Rádio Antecâmara, que conta também com o apoio da DGArtes. Com o Centro de Arquitetura de Milão (ACMA) e a Faculdade de Engenharia e Arquitetura de Cagliari tem participado desde 2009, na qualidade de tutor e professor, em vários seminários em Portugal e Itália, fazendo parte desde 2020 do grupo de docentes do Master in Architettura del Paesaggio desenvolvido por esta Instituição. Em 2023, com Adriana Hestnes Ferreira e Frederico Vital Soares fundou a Associação Cultural Casa de Albarraque.
Frederico Vital Soares Lisboa, 1974
Estudou Engenharia do Ambiente, no Instituto Superior Técnico // Universidade de Lisboa, tendo frequentado em simultâneo os cursos de pintura e desenho do ARCO. É licenciado em Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia // Universidade de Lisboa. A partir de 2005, trabalhou em vários ateliers de Arquitetura Paisagista em Portugal, designadamente, TOPIARIS, e ABAP, destacando-se a boa escola. Em 2009 torna-se sócio do atelier de arquitectura paisagista A17 no qual desenvolveu principalmente obra pública para a Parque Escolar e Ministério da Saúde. Em 2011 fundou o atelier GETOUT, arquitectura paisagista. Desenvolve estudos e projetos de aquitectura paisagista, destacando-se os projetos: Parque Livada Postei em Brasov (1ª prémio do Concurso Internacional de arquitectura paisagista), Estádio Municipal de Loulé, Parque de Pedras Salgadas com a RA//STUDIO, Jardim da Almuinha Grande em Leiria (1º prémio SIL na categoria de espaço público, melhor reabilitação urbana 2019), Jardim Portugal dos Pequenitos em Coimbra (1º prémio concurso de arquitetura paisagista por convite), ou Edifício Náutico em Cascais com a SUBVERT//STUDIO (GOLDEN TREZZINI AWARD 2021). Paralelamente está envolvido em projectos de participação cívica como ‘’100 anos 100 árvores’’ com o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa. Com o Centro de Arquitetura de Milão (ACMA) e a Facoltà di Ingegneria e Architettura de Cagliari na qualidade de orientador, participou em seminários e workshops realizados em Lisboa. A convite do arquitecto João Ferreira Nunes foi orador da cadeira de seminário do curso de arquitectura paisagista do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. Coorientou os seminários de arquitectura do 3º ano de arquitectura da Universidade Lusófona, por convite e sob a tutela do arquitecto Raúl Hestnes Ferreira. Em 2023, com Adriana Hestnes Ferreira e Eduardo Costa Pinto fundou a Associação Cultural Casa de Albarraque.
Miguel Rodrigues
Membro da Associação Paisagem Adjacente e do Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, é o responsável artístico do projeto A Paisagem em Construção. Estudante de Doutoramento em Belas Artes da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, na especialidade de Arte Multimédia. Mestre em Arte Multimédia pela mesma faculdade, na especialidade de Audiovisuais. Professor na Licenciatura em Fotografia do Instituto Politécnico de Tomar, na Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual e no Mestrado em Design e Cultura Visual do IADE / Universidade Europeia, e no Atelier de Lisboa - Escola de Fotografia e Centro de Artes Visuais. Exposições mais recentes incluem: 2022 Maus Hábitos, Porto; Festival Internacional de Fotografia Encontros da Imagem; 2021 Casa dos Cubos, Tomar: Ciclo Fotografia e Território do Centro de Estudos em Fotografia de Tomar - 2021; Lab27, Treviso: Vencedor do concurso What’s the Urgency? da plataforma Urbanautica.
Rui Serrano
Arquiteto (Universidade Lusíada, 1997), foi Presidente do Núcleo do Médio Tejo da Ordem dos Arquitetos e vogal da Secção Regional Sul (2005-2008) e do Conselho Diretivo Nacional (2020-2023). Exerce a profissão na MODO Associados, de que foi fundador, tendo sido vice-presidente das Câmaras de Abrantes e Tomar (2009-2016), e em órgãos da sociedade civil (vice-presidente da Nersant - Associação Empresarial de Santarém - 2023).
Deixe o seu comentário