Centro de Estudos em Fotografia de Tomar - Fotografia e Território

AUGI 12

Projects
Photographer: Fernando Brito

Nome: AUGI12

Ano: 2012

Concelho: Setúbal, Sesimbra, Barreiro, Palmela.



Uma das várias consequências das sucessivas vagas de expansão urbanística, iniciadas sobretudo a partir da segunda metade dos anos 60 do séc. XX, foi o aparecimento de inúmeras urbanizações clandestinas, algumas das quais ainda hoje hoje persistem como AUGI - Áreas Urbanas de Génese Ilegal, figura jurídica encontrada pelo Estado Português para enquadrar as referidas áreas sob o ponto de vista legal.

Esta obra tem como pano de fundo uma dessas urbanizações, a AUGI #12, situada na confluência de quatro concelhos: Setúbal, Sesimbra, Barreiro e Palmela. Contrariamente aos casos mais comuns, onde a densidade de construção é alta, neste caso estamos perante um território de ocupação dispersa, onde somos confrontados com uma paisagem desconcertante. A promessa de um novo começo que constituiu esta Arcádia Suburbana deu lugar a um território distópico, que aguarda há décadas por uma resolução quanto ao seu futuro. Projecto que se integra numa trilogia designada MAPA # 454.

 



Fernando Brito, Luanda – Angola – 1963


Vive e trabalha na área de Setúbal. Trabalha em torno de questões relacionadas com paisagem e território, inserindo-se atualmente num espaço que cruza o cinema experimental, a fotografia, a performance e a instalação audiovisual.

Back to Homepage
Share
1

Liked this article

Leave a comment