Centro de Estudos em Fotografia de Tomar - Fotografia e Território

Peregrinação

Projetos
Fotógrafo: Rui Dias Monteiro

Ano: 2021

Concelho: Castelo Branco

 

Conta-se que no Vale da chamada Fonte Santa, na freguesia de Sarzedas do concelho de Castelo Branco, terá em tempos aparecido a Santa Maria Madalena. Apesar de a aparição ter sido numa gruta, a capela em sua homenagem foi erguida num terreno próximo. Porém, dizia-se que, insatisfeita, a imagem da Santa desaparecia recorrentemente da capela e aparecia no lugar original da gruta. O mistério só deixou de suceder quando prometeram doar os terrenos circundantes à ermida. Satisfeita com a dádiva, dizem que a imagem da Santa Maria Madalena nunca mais terá saído da capela. No entanto, do teto da gruta cai água o ano todo, do verão ao inverno. E, segundo o espírito da lenda, tem propriedades medicinais e milagrosas.

 Estas fotografias, de dia 21 de março de 2021, são de uma ida à Fonte Santa, a pedido da minha avó Celestina para que ela pudesse passar a água da nascente nos olhos. 

 

 

Rui Dias Monteiro (Castelo Branco, 1987) é artista visual, fotógrafo e poeta. Em 2008, concluiu o Curso Avançado de Fotografia e Projecto Individual no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, e em 2016 a Pós-Graduação em Discursos da Fotografia Contemporânea na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Ainda em 2016, recebeu o Prémio BF16 — Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira. Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, participou em 2017 no programa de residências artísticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo. Em 2019, também em São Paulo, foi artista residente no Pivô Pesquisa e integrou o Centro de Pesquisa Teatral (CPTzinho), dirigido por Antunes Filho, no SESC Consolação. Entre outros, publicou os livros “Sob cada erva” (STET, 2014), “Fazer fogo à noite” (não edições, 2014), “Reunião de pedras” (não edições, 2018), e os mais recentes, “João José Maria Calhau” (edição de autor, 2020) e “Basta que um pássaro voe” (Terceira Pessoa, 2020). 

Voltar ao Início
Partilhar
4

Gostaram deste artigo

Deixe o seu comentário