Centro de Estudos em Fotografia de Tomar - Fotografia e Território

Os Filhos do Sol - Em Busca do Idílico

Projetos
Fotógrafo: Augusto Brázio

A construção do Algarve como destino idílico para férias começa nos anos 60 do século passado e mete dois músicos (Cliff e Paul). A inauguração do novo aeroporto de Faro dá início ao boom turismo numa zona do país até aí totalmente esquecida, o que se vai seguir nas décadas seguintes não deixa pedra sobre pedra.
A procura de umas férias a Sul, significa Sol e uma afirmação de igualdade perante o vizinho ou o colega de trabalho. No Algarve, o que os hotéis, aldeamentos e resorts oferecem a quem os frequenta , em nada diferem da oferta de outros destinos turísticos. Oferecem uma ilusão idílica de desfrute da vida e de divertimento. O Sol, as piscinas, o court de ténis, os parques aquáticos, as discotecas, os restaurantes e a envolvência paisagística são os ingredientes ao serviço desta indústria do entretenimento.
Em Filhos do Sol mostra-se um território de sazonalidade em que o habitante é o turista que se auto isola numa bolha de ilusória felicidade. O oferecer o corpo ao prazer do Sol, da água e do divertimento é o seu único objectivo. São uma, duas, três semanas “fechados” nessa bolha. É o re-temperamento possível para um regresso à rotina.

 

 

Augusto Brázio. Brinches, Serpa, 1964.
Estudou na Escola Superior de Belas Artes, Lisboa. Fotógrafo com um percurso na área da fotografia desde os anos 90 do séc. XX, tendo vários livros publicados. Ganhou o primeiro prémio Fotojornalismo Visão / BES em 2008, foi membro do Colectivo Kameraphoto e um dos 13 fotógrafos portugueses escolhidos para o programa Entre Imagens da RTP. Conta com exposições em Lisboa, Porto, Paris, Bruxelas, entre outras cidades. Nos últimos anos, focou-se em projectos pessoais, onde reflecte sobre questões de imigração, pertença e ocupação do território. Está representado nas colecções: Colecção de Arte do Estado, Colecção de Fotografia do Novo Banco, Centro de Artes Visuais Coimbra, Fundação PLMJ, Encontros de Imagem de Braga, Fundação EDP, Centro de Artes de Sines, Coleção Norlinda e José Lima. Representado pela Galeria das Salgadeiras desde 2012.

Voltar ao Início
Partilhar
2

Gostaram deste artigo

Deixe o seu comentário