Centro de Estudos em Fotografia de Tomar - Fotografia e Território

Pearl

Projetos
Fotógrafo: Tiago Casanova

Pearl, 2012

Pérola [Pearl]* - Objeto duro que cresce ao redor de um grão de areia ou outra matéria estranha como medida defensiva de certos moluscos.


Pearl é um projeto, e livro, sobre a ilha da Madeira, também conhecida pela alcunha "A Pérola do Atlântico", nome imposto por um esforço coletivo de agências de viagem britânicas nos anos 60, com o objetivo de vender ao seu público a Madeira como destino turístico. Este projeto parte de uma exploração metafórica deste processo de transformação natural de uma pérola, na qual um ser vivo produz um objeto duro inerte como um método defensivo, num acto até algo grotesco, e que acaba por se tornar num objeto valioso e referido como exemplo de beleza na nossa sociedade. É um projeto que faz uma relação entre as leituras subjetivas do belo e do feio, como ponto de referência a paisagem da Madeira e com especial análise a toda a transformação humana que esta paisagem tem vinto a sofrer, particularmente nos últimos 30 anos.

 

Tiago Casanova (Madeira, 1988)

É artista visual com formação em Arquitectura pela FAUP, onde co-fundou em 2010 a Scopio Magazine. Dirigiu o 1º e 2º Ciclos “A Fotografia na Arquitectura” (2008 e 2009) e em 2009 o “Prémio FAUP de Fotografia de Arquitetura”. A Bolsa FCT para a Integração na Investigação através do CCRE (2008/09) permitiu-lhe explorar a relação entre fotografia e arquitetura através do trabalho que realizou entre 2007 e 2012 em parceria com o Centro de Comunicação e Representação Espacial, do Centro de Estudos da FAUP. Em 2013 co-fundou a livraria e editora XYZ Books, em 2014 A Ilha (Galeria e Espaço Cultural) e em 2017 o Estúdio Bulhufas. Expõe o seu trabalho desde 2005, foi um dos vencedores do Prémio Bes Revelação em 2012, do Plat(t)form - Fotomuseum Winterthur em 2014 e recebeu o prémio especial do júri no Festival A 3 Bandas 2015, em Madrid. É representado pela Galeria Carlos Carvalho.

tiagocasanova.com

Voltar ao Início
Partilhar
1

Gostaram deste artigo

Deixe o seu comentário