Alentejo (1980-1986)
Estas imagens a cor foram realizadas por encomenda de diversas Câmaras Municipais do Alentejo, para a publicação de postais. A primeira encomenda foi da Câmara Municipal de Mértola em 1980, seguindo-se outras encomendas das Câmaras de Beja, Cuba, Alvito, Barrancos, Castro Verde, Ourique, Santiago do Cacém, Odemira e ainda Silves e outras. As Câmaras Municipais publicavam geralmente uma coleção de 27 postais (pranchas de 9 postais), que eram vendidos nos equipamentos culturais dos respetivos concelhos. As vendas pouco ultrapassaram a região de origem, nunca os tendo visto à venda em Lisboa. O que diferenciou estes postais dos que eram então habituais é um olhar mais próximo dos habitantes, uma atenção maior às pessoas e à etnografia. Fotografei interiores de casas, cozinhas, adegas, sempre com os seus habitantes. E também os ofícios, ferradores, cadeireiros, moleiros, barbeiros. Para o conseguir eu tinha que fazer a minha pesquisa pelo concelho, embora tivesse algum apoio dos serviços municipais para encontrar pessoas e locais, era sobretudo a minha pesquisa que me levava aos sítios, esquadrinhava todo o concelho de carro e a pé, perguntando aqui e ali onde há teares, onde estão a destilar medronho, onde se produzem queijos. Cada trabalho tomava-me um a dois meses no local, produzindo depois diapositivos em formato 9x12 cm, o que obrigava a usar câmara de grande formato, tripés, película em chapa e luzes. Interrompi este trabalho em 1986, para estudar durante 3 anos em Rochester, USA, e quando regressei a Portugal, no final de 1989, a minha vida tomou outro rumo. Estes 5 anos de trabalho no Alentejo foram excecionais e deles guardo recordações únicas.
Luis Pavão, (Lisboa, 1954). Licenciado em Engenharia Eletrotécnica, IST, Lisboa,1981 e Master of Fine Art on Photography, Museum Studies, pelo Rochester Institute of Technology, 1999. Desde 1991 exerce o cargo de conservador de fotografia, no Arquivo Municipal de Lisboa. Desenvolve atividades letivas no ARCO em Lisboa e no Instituto Politécnico de Tomar, desde 1990 até 2014, leciona disciplinas de processos fotográficos históricos e conservação de fotografia nos programas de licenciatura e mestrado em fotografia desta escola. Sócio fundador e gerente da empresa Luis Pavão Limitada, desde 1982 é especializada na conservação e digitalização de coleções de fotografia, com responsabilidade técnico cientifica na realização de vários projetos de conservação, descrição e digitalização de coleções de fotografia de várias instituições.
Principais Publicações:
Conservação de Colecções de Fotografia, Dinalivro, Lisboa, (1997),
Tabernas de Lisboa, Assírio e Alvim, Lisboa, (1981),
Fotografias de Lisboa à Noite, Assírio e Alvim, Lisboa, (1983),
Lisboa, em vésperas do Terceiro Milénio, Assírio & Alvim, Lisboa, 2002,
Fado Português, EAR BOOKS, Edel Classics, GmbH, 2005.
Evora Urbe Aurea, CM Evora, Junho 2019.
Pela fresca sombra das árvores de Lisboa, CML, 2021.
Deixe o seu comentário
muito bom. tenho recordações de infância, que me levam a lugares e a gestos, a tudo idênticos a estes, que vejo nestas fotografias. não as tirei, mas tenho-as, são a minha colecção particular de fotografias mentais.
isilda raposo