O coração montanhoso do Alto Minho, no norte de Portugal, é um território místico, onde o isolamento do ambiente natural moldou as crenças dos seus habitantes durante séculos. Aqui, a distância para o além é estreita, e as práticas espirituais são mantidas vivas entre a população que muitos acreditam sobreviver apenas na memória dos livros: encantamentos, pessoas capazes de comunicar com os mortos, possessões, rituais noturnos de magia negra, um rasto de supostas bruxas espalhadas pelas aldeias, sacrifícios, exorcismos, aparições, portais para outros mundos e uma miríade de amuletos e rituais pagãos de magia branca como forma de proteção contra o Mal. Atualmente, a população mundial está concentrada em ambientes urbanos superlotados, onde a amálgama de origens leva frequentemente à homogeneização cultural, à perda de valores e crenças nativas. A sociedade moderna, agora iluminada, exige explicações racionais, uma descrença no mito. E no entanto, desde o início dos tempos, vários fenómenos têm vindo a acontecer em torno do Homem sem que ele seja capaz de lhes dar uma explicação racional. Os batismos da meia-noite é um ensaio fotográfico a meio caminho entre a fantasia e o estudo etnográfico, fruto de um interesse genuíno em crenças que muitos insistem em classificar como folclore do passado. O trabalho confirma a sobrevivência de uma visão única do mundo espiritual. Um legado de cultura popular transmitido através de gerações num lugar tão simbólico como a Serra da Peneda, uma montanha onde as forças da luz e da escuridão têm travado uma batalha desde tempos imemoriais.
Joan Alvado (Altea, 1979), vive em Barcelona. O seu trabalho concentra-se em projetos de longo prazo, na abordagem antropológica sobre o caráter sagrado da natureza e sua relação com a fé do homem ao longo de várias camadas da História. Está representado em coleções públicas e privadas na Alemanha, Estados Unidos e Espanha. Os seus projetos já foram exibidos em galerias e festivais de fotografia em diversos países, e foram publicados nos media internacionais, como Newsweek, CNN, Washington Post, The Guardian, Liberation, Der Spiegel, Bloomberg BusinessWeek, Burn Magazine, Leica Fotografia Ininternacional (LFI), El País , La Repubblica, Polka ou Fisheye, entre
outros.
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