Centro de Estudos em Fotografia de Tomar - Fotografia e Território

Orla

Projetos
Fotógrafo: Diana Sá

ORLA (projeto em desenvolvimento)


“Orla”, com origem na palavra latina orula, geralmente designa margem ou borda. Representa, também, a linha que separa a terra do mar.

Até 2028, consequência da progressiva erosão da linha costeira e do aumento do nível do mar, o Estado irá implementar um plano de requalificação da orla costeira portuguesa, introduzindo um elemento de perturbação em várias comunidades que habitam a costa.

O projeto “Orla” é um exercício de exploração visual da identidade através de um determinado território submetido à erosão do tempo e dos seus elementos físicos: a costa portuguesa. Interessa-me explorar a vulnerabilidade e força de um território em iminência de fragmentação, a fugacidade do tempo e a fragilidade dessa identidade. 

Os sujeitos aqui representados habitam um espaço comum desprovido de uma temporalidade específica, como se fossem atores intermitentes a entrar no palco. Eles são os meios e os fins da sua existência e emergem enquanto narrativa de uma universalidade do comum, de um diálogo introspectivo sobre a nossa relação com um tempo (e espaço) finito.

 

 

 

Diana Sá, Espinho - 1985. Começou a estudar fotografia em 2016, de forma a explorar de um modo mais estruturado a sua prática fotográfica. Interessa-se por projetos de longo prazo acerca do território, do quotidiano e do efémero.

website: https://dianasa.cargo.site/

Voltar ao Início
Partilhar
1

Gostaram deste artigo

Deixe o seu comentário