Centro de Estudos em Fotografia de Tomar - Fotografia e Território

todos os dias

Exposições
Fotógrafo: André Castanho

todos os sítios é um projeto fotográfico que reflete sobre as transformações atuais da paisagem contemporânea, partindo de fotografias do denominado centro-histórico de Braga e das iniciativas de renovação urbana ali decorrentes nos últimos anos. As fotografias de todos os sítios capturam essa paisagem em transformação, usando pontos de vista e composições verticais, de retrato, orientadas para enfatizar detalhes arquitetónicos, ao invés das convencionais vistas horizontais e amplas da tradição pictórica da paisagem. Esta postura reflete a ideia de paisagem próxima, tal como cunhada por Marta Labastida, alinhando-se ainda com a visão de W.J.T. Mitchell da paisagem como uma construção cultural.

Ao destacar detalhes próximos, o projeto adota um estilo documental que incorpora simultaneamente uma crítica social e reflexão moral.

Ecoando as ideias de Martha Rosler ou Walter Benjamin, as imagens comentam as forças sociais e históricas que remodelam os centros urbanos, apresentando um mapa alegórico das paisagens urbanas modernas que ressoa além de Braga.

André Castanho [Viana do Castelo, 1988]Arquitecto e Fotógrafo. Mestrado em Arquitetura pela Escola de Arquitectura, Artes e Design da Universidade do Minho (2007-2013) e em Fotografia pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (2018-2020). Erasmus na Università IUAV di Venezia (2010-2011). Efetuou as suas provas de mestrado sob orientação de Cidália Silva, em Arquitetura, e Paulo Catrica, em Fotografia. Em Erasmus foi aluno de Guido Guidi (2011). Arquiteto nos Serviços Técnicos da Universidade do Minho e arquiteto independente. Candidato aDoutoramento no Programa Doutoral da Escola de Arquitetura, Artes e Design, desde 2024, com orientação de Pedro Bandeira e Paulo Catrica. Nomeado para a 5ª edição do Prémio de Fotografia de Arquitetura e Paisagem Gabriele Basilico. Vice-Presidente da Associação Encontros da Imagem. O seu trabalho fotográfico desenvolve-se na área da Paisagem enquanto meio para a interpretação e reconhecimento cultural e social. Mais do que um fim, as fotografias são um meio com uma dupla função: de documentos, indiciando relações geográficas e materiais concretas, e de representações artísticas, enquanto forma de discurso, de expressão e de crítica. Expõe regularmente desde 2016, fazendo acompanhar esta prática com a atividade de investigação. Conta com fotografias em várias coleções privadas e instituições públicas.

 
Classificação Etária: NA

Entrada Livre

Organização:

Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, CEFT - Casa dos Cubos, CMT/IPT

Paisagem Adjacente - associação cultural

Local: Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, CEFT, - Casa dos Cubos

Morada: Av. Norton de Matos 42, Tomar [Rotunda do Tabuleiro]

Horário Inverno: 2ª-6ª 10-13h e 14-17h

Horário de verão:Terça a Sexta, 10h-13h / 14h-18h

Sábados e Domingos, 14h-18h

Encerra aos Feriados

Contactos:

ceft-casacubos@ipt.pt

249156680

Voltar ao Início
Partilhar
0

Gostaram deste artigo

Deixe o seu comentário