Ano: 1993
Este trabalho visou dar resposta a um convite da Direcção do Centro de Estudos de Fotografia de Coimbra para fotografar a região assim conhecida. Nele participaram ainda Albano Silva Pereira e Debbie Fleming Caffery. Procurava-se assim obter um conjunto diferenciado de olhares que abarcasse uma zona que Carmo Serén considera hoje uma metáfora de ironia e desalento: “terra de passagem, terra do meio, (…) protegida e privilegiada, destruída e desprezada, glorificada e esquecida”. Por seu lado, Jorge Gaspar refere que a leitura dos “cortes”, de Norte para Sul, de Sul para Norte, de montante a jusante, “revela-nos uma manta de retalhos incompleta, com buracos e vazias. Multidimensional. Indiciando vários tempos e vários espaços, interrompidos.”
O resultado deste trabalho foi apresentado em Montemor-o-Velho no âmbito da 13ª edição dos Encontros de Fotografia de Coimbra, tendo sido editado um catálogo - Vale do Mondego, com textos de Jorge Gaspar e Maria do Carmo Serén (origem das referências aqui utilizadas).
José Afonso Furtado (Alcobaça, 1953).
Licenciado em Filosofia (FLUL). Curso de Formação no Instituto Português de Fotografia (1981-1984), onde veio a assegurar, durante alguns anos, a Cadeira de História de Fotografia. Exerceu a sua actividade profissional em organismos governamentais na área da Cultura, tendo sido Presidente do Instituto Português do Livro e da Leitura (1987-1991). Posteriormente assumiu o cargo de Director da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (1992-2012). Expõe desde 1984. Publicou vários livros fotográficos, designadamente Das Áfricas (com Maria Velho da Costa). Difusão Cultural, 1991; Os Quatro Rios do Paraíso (com Clara Pinto Correia e Cristina Castel-Branco), D. Quixote, 1994; Linha de Costa (prefácio de Bernardo Pinto de Almeida), Contemporânea Editora, 1996; Canada do Inferno (introdução de Maria do Carmo Serén) Edição do Autor, 2005 e Contaminações — Minas Abandonadas (Fotografias 1994-2009) com Ensaio de Maria do Carmo Serén. Lisboa: Documenta, 2019. Traduziu a obra On Photography de Susan Sontag: Ensaios sobre Fotografia, Quetzal, Lisboa, 2012. Está representado nas Colecções do Instituto Camões (Ministério dos Negócios Estrangeiros), do Centro de Estudos de Fotografia de Coimbra, da Fundação Belmiro de Azevedo, da Fundação PLMJ, da Colecção Nacional de Fotografia do Ministério da Cultura, do Musée de L'Élysée, Lausanne e do Département des Estampes et de la Photographie da Bibliothèque Nationale de France.
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